As ilhas vulcânicas são relevos que resultam da acumulação das pillow-lavas, provenientes das várias erupções submarinas, e do tipo de lava existente na camâra magmática (peleano, estromboliano, havaiano ou vulcaniano), quando o vulcão passa a ser aéreo, ou seja, chega à superfície.
Vulcanismo Atenuado
Quando a câmara magmática está activa, esta aquece as rochas que estão à sua volta, criando um ambientge de muita humidade. A água da chuva infiltra-se e ao entrar em contacto com as rochas mais quentes transforma-se em vapor de água.
Este sobe e se existir facilidade na subida irá originar fumarolas (emissão de vapor de àgua a altas tempereaturas).
Se o vapor não conseguir subir de imediato, arrefece e transforma-se em água podendo originar:
- Um géiser (jacto de àgua etermitente - reservatório vertical).
- Uma nascente termal (nascente de àgua quente - reservatório horizontal).
Forma-se quando um vulcão "adormece" e deixa que a chuva encha até cima a cratera com àgua. Depois, com o peso, a caldeira abate.
A caldeira vulcânica é particularmente perigosa quando com o excesso de peso, a estrutura vulcânica entra em colapso, ou quando o vulcão entra novamente em actividade e expele com muita violência a água retida na caldeira.
Nota: As imagens foram tiradas, respectivamente dos seguintes sites: www.destinosroqueturporto.blogs.sapo.pt , www.bioideias.blogspot.com , www.cienciamariana.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário