Modelado Cársico







Terra Rossa: solo argiloso de cor avermelhada que resulta da erosão do calcário.


 
Dolinas: Depressões pouco profundas, mais ou menos circulares, com diâmetro variando entre a dezena e a centena de metros. O fundo é revestido de Terra Rossa resultante da acumulação das impurezas dos calcários não dissolvidas pela acção da água da chuva.  


Uvala: Depressão resultante da junção de dolinas.


 

Campo de Lápias: Formas rendilhadas em que as rochas calcárias apresentam formas muito diversas resultantes da sua dissolução diferenciada. 

Polje: Grande depressão aplanada resultante de grandes abatimentos de origem, em geral, tectónica. Durante o Inverno é comum os poljes transformarem-se temporariamente em lagos, resultantes da subida do nível das águas que circulam em profundidade. Estas sobem e voltam a infiltrar-se pelos chamados "sumidouros".
 


Marmita de Gigante: São pequenas depressões formadas, essencialmente, nos leitos dos rios formados de calcário. Os sedimentos sólidos que o rio transporta podem ficar aprisionados, por acção da gravidade, numa depressão no leito. Estes sedimentos não conseguem libertar-se da depressão mas o movimento da água faz com que os sedimentos escavem, alarguem e afundem as depressões.



Nota: As imagens foram retiradas, respectivamente, dos seguintes sites: www.blacksmoker.wordpress.com, www.geoleituras.wordpress.com, www.ciencias3c.cvg.com.pt, www.minde.eu, www.jatacerto.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário