Caos de Blocos

O caos de blocos é uma paisagem de origem granitica. Exemplos desta em Portugal são as Serras da Estrela, de Sintra e do Gêres.

A formação desta paisagem começa nas câmaras magmáticas, em profundidade. Aí, o granito ao arrefecer começa a ceder por alívio de pressão e fractura-se em grandes paralelepípedos perfeitos. A estas fracturas sem movimento chamamos de Diáclases.

Por acção de dobras ou falhas a camâra magmática aparece à superfície e a erosão começa a actuar com maior facilidade nas fracturas (diáclases). Os vértices e arestas dos paralelepípedos começam a arredondar e passados milhões de anos, estes viram esferas.


O granito, por ser uma rocha plutónica, é de uma enorme resistência à erosaõ e fica em saliência relativamente ao resto da paisagem. Por fim, estes grantes blocos, aparentemente disperssos pela serra, deslizam pela ribanceira a baixo, originando o caos de blocos.

Nota: As imagens foram retiradas, respectivamente, dos seguintes sites: www.olhares.aeiou.pt , www.bttbrancelhe.blogspot.com


Sem comentários:

Enviar um comentário