Vulcanismo Atenuado

Formação: Quando chove a água infiltra-se no solo, onde muitos kilometros abaixo existe uma câmara magmática activa que aquece as rochas que estão próximas, quando a água da chuva chega a uma rocha dessas transforma-se em vapor. Assim, se houver uma frecha por onde o vapor de água passe forma-se uma fumarola, se houver um depósito na horizontal onde a água possa ficar forma-se uma nascente termal,e se o depósito for na vertical forma-se um géiser.

Fumarola:

Fumarolas quentes- emissão de vapor de água a altas temperaturas
Sulfataras- emissão de vapor de água + enxofre.
Mufetas- emissão de vapor de água + dióxido de carbono.


Géiseres- jacto de água intermitente.

Nascentes termais- Nascentes de água quente

2 comentários:

  1. Oi tenho uma duvida sobre vulcoes, tomara que você possa me ajudar:
    As terras mais ferteis são as da redondezas de um vulcão certo?
    uma terra depois que sofre uma queimada fica infertil certo


    o magma é feito de varios minerais mas se ele escorrer sobre um solo esse mesmo solo ficara "morto" ? depois de algum tempo poderá ser utilizado novamente? é possivel usar o magma ja em forma de pedra concreta como fertilizante para solos inferteis?


    eu sei q é meio confuso mas se vc puder me responder ficarei muito grata

    Michelle R michellereis8@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Geralmente os solos junto aos vulcões são férteis, especialmente se o vulcão estiver inactivo já há muito tempo.

    Quando o vulcanismo é do Tipo Havaiano, ou seja, o arrefecimento da lava é lento e "suave", os solos são férteis ( mesmo pouco depois da erupção vulcânica) , porque com esse tipo de arrefecimento o solo vai adquirir alguns minerais necessários ao seu desenvolvimento, e ao mesmo tempo, a lava arrefecida lenta e suavemente, vai oxigenar o solo.

    Quando o vulcanismo é do Tipo Vulcaniano, Paleano ou Estromboliano, ou seja, o arrefecimento da lava é rápido e brusco, forma-se uma camada de rocha por cima do solo, que com o tempo se vai desgastando, deixando o solo sem "respirar" e arenoso, logo infértil.

    ResponderEliminar