Materiais Vulcânicos

Líquidos: lava

Gasosos: vapores de água, de enxofre e dióxido de carbono


Sólidos:

Piroclastos- Significa fragmentos de fogo, formam-se a partir da fragmentação da lava quando sai na cratera, estes fragmentos quando embatem no cone já estão no estado sólido, quanto mais gás contiver a lava menores são os fragmentos. Estes podem classificar-se em bombas vulcânicas (maiores que 5cm), la pili (de 5mm a 5cm), areias (2mm a 5mm) e cinzas (até 2mm).

Obsidiana- Vidro vulcânico formado a partir do arrefecimento brusco da lava.

Brecha Vulcânica- rocha formada a partir de fragmentos arrancados à chaminé vulcânica pela ascensão da lava, é um óptimo método directo.

Pedra Pomes- É uma rocha muito porosa, tornando-se muito leve por consequência, resulta do arrefecimento da lava com muito gás. À superfície da lava forma-se uma espécie de espuma (gás contido), e a rocha solidifica, o gás vais saindo quando a rocha está a arrefecer, “esburacando-a”. É a única rocha que bóia e que pode ser chamada de pedra.

Agulha Vulcânica - Edifício formado a partir da acumulação da lava muito viscosa. Devido ao tipo de lava a agulha é frágil e se a nuvem não a destruir os agentes erosivos rapidamente o fazem.


Nota : as imagens foram retiradas dos seguintes sites respectivamente: http://www.geopor.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário