Rochas Sedimentares

Rochas Sedimentares (formação):












Os agentes erosivos (chuva, gelo, vento, temperatura, acção dos seres vivos...- erosão) actuam nas rochas;

Os sedimentos resultantes da erosão vão sofrer transporte (acção da gravidade, ventos, águas da chuva...).

 Assim que acaba o transporte os materiais (sedimentos) vão depositar-se (sedimentação), geralmente em grandes depressões existentes nos fundos dos mares (bacia de sedimentação).

Se a erosão continuar, vai existir novo transporte para a bacia. Com a chegada dos novos materiais à bacia de sedimentação os materiais das camadas inferiores da bacia vão sofrer nova pressão, a água que os envolve é obrigada a subir para as camadas superiores, portanto há cada vez menos espaço e água entre eles os materiais ficam então compactados.

 Os sedimentos ficam mais apertados e a água que os envolve "migra" para as camadas superiores, restando alguma entre os grãos .Esta precipita, formando o cimento natural que irá ligar os sedimentos uns aos outros, dá-se a cimentação. A rocha passa de móvel a coerente
.


Existem vários tipos de rochas sedimentares:
 
Detríticas: Resultam da acumulação de detrictos de dimenções variadas provenientes da alteração de outras rochas. As rochas sedimentares detríticas podem ser:
- Móveis: quando os detrictos não estão ligados entre si.
- Coerentes: quando os detrictos estão ligados (geralmente por cimento natural).

Biogénicas: Os sedimentos têm origem em materiais produzidos pelos seres vivos.

Quimiogénicas: Os sedimentos têm origem na precipitação quimica de materiais dissolvidos na água.


Nota: A imagem foi retirada do site http://ciencias3c.cvg.com.pt/rochassedprop.htm

Rochas metamórficas

Rochas Metamórficas: formam-se a partir de outras rochas sem que haja alteração de estado físico nos materiais devido à acção isolada ou conjunta de vários factores, como a temperatura, pressão e fluidos circuantes. Existem 3 tipos de transformação:


Regional: 

 Este tipo de metamorfismo ocorre nas bacias de sedimentação.
Com a contínua erosão vão-se depositar novos materiais na bacia de sedimentação. Há cada vez menos espaço na bacia e cada vez mais espaço peso.

Portanto a bacia vai-se afundar e vai atingir condições de pressão e temperatura médias. Assim vai-se formar uma rocha metamórfica. Os grãos que antes tinham sido compactados e cimentados, vão reorganizar-se de forma a ocuparem menos espaço.



 De impacto:



O metamorfismo de impacto acontece com o choque de um meteorito na superficie terrestre. Quando isto acontece, aos fragmentos que se soltam chamamos tectitos.



 

Ocorre em pressões e temperaturas muito elevadas num curto intervalo de tempo, o que leva à vapo- rização e por vezes à fusão tanto das rochas terrestres como do meteorito.





 No entanto o metamorfismo dá-se sem que haja fusão do material. Assim as rochas da cratera de impacto sofrem um cozimento, originando o metamorfismo de impacto.




De contacto:

 
O metamorfismo de contacto ocorre quando a câmara magmática, devido às suas temperaturas elevadas, ao instalar-se nas rochas vai transforma-las onda a câmara se encaixa e formar auréolas de metamorfismo. Chamam-se às rochas que sofrem um maior cozimento, sem mudarem de estado por acção da temperatura, da pressão e dos fluidos à sua volta, corneanas.


Nota: As duas primeiras imagens foram retiradas do site "http://www.ijcnaturais.blogspot.com/", a ultima do site "http://www.windows2universe.org/earth/geology/images/meta_contact2.sp.gif" e todas as outras do site "http://cienciamariana.blogspot.com/"