Morfologia dos fundos oceânicos


 O que significa?

Morfologia - estudo da forma
Morfologia dos fundos oceânicos - Estudo da forma dos fundos oceânicos


Como se sabe a forma dos fundos oceânicos?

 
Antes da 2ª guerra mundial pensava-se que os fundos oceânicos eram planos, sem relevos.
Então, quando a 2ª guerra mundial começou, tinham que se arranjar maneiras de atacar o inimigo sem serem descobertos. Para isso, em 1945 construiu-se o submarino. O objectivo do submarino era transportar as tropas por baixo de água, pelos fundos oceânicos, assim não eram descobertos, era assim que pensavam.
Mas quando puseram esta ideia em prática perceberam 2 coisas:
      1ª- que o homem não aguenta a pressão da água a mais de 150 metros;
     2ª- que os fundos oceânicos não eram planos (choques contra rochas e bancos de areia)
Assim sendo, os cientistas perguntavam-se como seriam afinal, os fundos oceânicos. Após anos de procura, inventaram o sonar, nos anos 60 a 80.
O sonar é um aparelho que cartografa os fundos oceânicos emitindo sons que embatem nos fundos ocânicos e voltam com as informações necessárias, que o sonar anota.
A teoria de Alfred Wegener é então comprovada nos finais do século XX (20), coprova-se que são as correntes de convecção do magma que originam a separaçºao dos continentes.
O sonar faz avanços também na medicina, originando as ecografias e radiografias.

Em esquema:

Quando - 2ª Guerra Mundial
Mais concretamente - 1945
O quê - criação do submarino
Para quê - transportar tropas sem ser descoberto
Resultou/não resultou - Não resultou
Porquê - porque os fundos oceânicos não eram planos como se pensava
                porque o homem não aguenta a pressão abaixo dos 150 metros de profundidade
Então criaram o quê - sonar
Qual o objectivo - cartografar os fundos oceânicos
Quando - nos anos 60 a 80 
Porquê - porque os cientistas se interrogavam como seriam os fundos oceânicos
O que comprovou - teoria de Alfred Wegener 
O que origina então o afastamento dos continentes - correntes de convecção do magma
Quando foi comprovada - finais do século XX 
Que avanços fez o sonar - ecografias e radiografias
Em que área - medicina


Como são os fundos ocânicos?


Plataforma continental - zona aplanada, ligeiramente inclinada, faz parte da crosta continental e vai até aos 150 metros de profundidadee extende-se em 2 km. Vivem na plataforma cerca de 90% das espécies marinhas, incluindo as espécies que migram e vivem em rifte.

Talude continental - zona que faz parte da crosta continental, muito inclinada (adrupta) que vai dos 150 metros de profundidade aos 4 km de profundidade em cerca de 200 metros.

Fossa oceânica - zona de choque entre a crosta continental e a crosta oceânica. A crsta oceânica por ser mais densa mergulha por baixo da crosta continental originando sismos e vulcões. Pode atingir os 12 km de profundidade como na fossa das Marianas no Japão.

Planície abissal - constitui cerca de 75% dos fundos oceânicos, zona aplanada.

Dorsais médio-oceânicas - grandes cadeias de montanhas que dividem os oceanos a meio, e têm aproximadamente 2 km de altura por 2 km de largura. A Islândia é o único local onde a dorsal aparece à superfície.

Rifte - vulcão do tipo fissural que origina as dorsais e é responsável pela formação da crosta oceânica e também pelo afastamento dos continentes. Localiza-se no meio das dorsais.


Nota: as imagens foram retiradas respectivamente dos seguintes sites: http://www.educamor.net/ , http://www.mainland.cctt.org/ , e http://www.carolinajferraz.blogspot.com/

Vulcano

   Em Los Angeles, ao construirem um metro atingiram uma câmara magmática. O vulcão deu sinais, como os sismos e o enxofre, de que estava prestes a entrar em erupção, mas ninguém lhes deu atenção. Assim, o vulcão entrou em erupção, e com mais facilidades devido aos túneis do metro, canos de água, electricidade e gás, porque assim não necessitava de abirir caminho.
   Ao se depararem com o vulcão inesperado, tentaram arranjar forma de pararem e solidificarem a lava. Para isso construíram uma espécie de barragem com blocos de cimento e camiões, depois de a lava parar, helicópetros deitaram água para cima da água solidificando-a.
    Após poucos minutos descobriram que a lava se dirigia, por baixo de terra, para o hospital, onde estavam mais de 2 mil pessoas feridas na 1ª erupção de lava.
    Tinham de desviar a lava para os canais de esgoto que a levariam ao oceano, extinguindo-a. Para esse efeito, abriram valas profundas para a lava sair, e derrubaram um edifício, condunzindo a lava para os canais, e daí para o oceano.

 Este filme faz-nos perceber como um vulcão pode entrar em erupção, os factores que facilitam a expansão da lava e que qualquer vulcão em qualquer local poder entrar em erupção em qualquer altura, sem nos prevenir.