A Formação do Sistema Solar


A Formação do Sistema Solar

O Sistema Solar formou-se há cerca de 8 mil milhões de anos. Isto começou coma explosão de uma grande estrela, que originou uma supernova. A matéria da supernova começa a agrupar-se, a formar núcleos de matéria,de um dos quais se originará o sistema solar. Esse aglomerado começa a girar e a achatar. Alguma da matéria desse núcleo é expelida para o espaço, esta começa a orbitar em torno do núcleo. Essa matéria virá a dar origem a todos os astros, excepto ao Sol, que será originado a partir do núcleo.



Nota: a primeira imagem foi retirada do site: http://correiociencia.files.wordpress.com/2009/06/sistema_solar2.jpg
e a segunda e última imagem foi retirada do site: http://www.theage.com.au/ffximage/2007/05/08/0905N_SUPERNOVA_narrowweb__300x386,0.jpg

A Teoria do Big Bang

Outra forma de explicar a teoria do Big Bang, é através de uma banda desenhada, o que poderá tornar mais fácil a sua compreensão.

Clique na banda desenhada para a visualizar mais de perto. Esta banda desenhada é uma forma de explicar uma teoria sobre a formação do universo.

A Formação do Universo

A Teoria do Big Bang
A teoria do Big Bang é uma teoria que defende uma suposta origem do universo.
Tudo começou há cerca de 15 mil milhões e anos, com uma bola do tamanho de uma ervilha, esta bola continha minúsculas partículas. Estas partículas ficaram instáveis, a temperatura começou a aumentar e a dada altura explodiu. 300 mil anos após a explosão, da junção das partículas que constituíam a bola, surgiram os componentes químicos: hélio(he) e hidrogénio(h). Estes também se juntaram, originando outros componentes químicos. Estes componentes químicos agruparam-se, formando o que iria originar as estrelas e todos os outros planetas: as proto-estrelas, as proto-galáxias... Assim, segundo esta teoria, surgiu o universo.
Nota: esta imagem foi retirada do site : http://startswithabang.com/wp-content/uploads/2008/05/bigbang.jpg

A Hierarquia do Universo

Legenda: verde - exemplos Maximize o power point para o visualizar correctamente.